Propondo situações didáticas que garantam, de maneira contínua, promover a reflexão a respeito da igualdade racial, estimulando o respeito as diferenças com a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e desenvolvimento da compreensão, da leitura e da escrita.
Aconteceu na manhã desta quinta-feira ( 16 ), o Projeto Interdisciplinar de Leitura e Escrita intitulado : Consciência Negra : Preconceito é o Analfabetismo da Alma, Somos Todos Iguais.
Escola de Ensino Fundamental Cônego Epitácio Rodrigues se encontra localizada na Vila São Francisco ( Serrote ), sob direção de Regineide e coordenação de Rose.
A proposta metodológica do projeto envolveu durante 30 dias as atividades direcionadas desde o pré escolar ao 9o ano, para mostrar a importância do desenvolvimento da leitura e escrita para a formação de bons leitores e escritores.
Com 8.528.382 quilômetros quadrados de terras emersas, a Oceania reúne Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e milhares de ilhas localizadas no Oceano Pacífico. Desse total, 90,22% das terras correspondem à Austrália e o restante, aos outros países e ilhas do continente (figura 1).
A Oceania pode ser dividida em três grandes grupos de ilhas: Melanésia, Micronésia e Polinésia, além da Austrália e da Nova Zelândia (figura 2).
De modo geral, a economia desses três grandes conjuntos tem por base as culturas comerciais para exportação: café, cana-de-açúcar, copra, frutas tropicais, mineração de níquel (Nova Caledônia), ouro, cobre, petróleo (Papua Nova Guiné) e fosfato, além do turismo e da pesca. De todos os arquipélagos e ilhas da Oceania, excluindo a Austrália, a mais populosa é Papua Nova Guiné, com 8,2 milhões de habitantes.
Melanésia
A Melanésia abrange milhares de ilhas, desde Papua Nova Guiné (ao norte da Austrália) até as proximidades da Nova Zelândia. A origem do seu nome está relacionada à pele escura da população aborígine local: os negros da Oceania. Proveniente do grego, o termo melanésia significa “ilha dos negros”. Entre milhares de territórios que formam a Melanésia, os principais são: • Papua Nova Guiné: foi ocupada por britânicos, alemães e holandeses e, em 1975, tornou-se independente, constituindo-se como Estado (figura 3); • Ilhas Salomão: tornaram-se independentes do Reino Unido em 1978; • República de Vanuatu: antiga Novas Hébridas, tornou-se independente do Reino Unido em 1980; • República das Ilhas Fiji: antiga colônia britânica, tornou-se independente em 1970; • Arquipélago da Nova Caledônia: território francês ultramarino. As ilhas na Melanésia são predominantemente montanhosas, vulcânicas e de clima tropical úmido. A população total é de mais de 10 milhões de habitantes, dos quais cerca de 80% vivem na Papua Nova Guiné.
Micronésia
Com 3.300 quilômetros quadrados de terras emersas — cerca de um sexto da área territorial de Sergipe, o menor estado brasileiro — a Micronésia (termo proveniente do grego que significa “pequenas ilhas”) é formada por mais de 2.500 ilhas coralíneas e vulcânicas. Essas pequenas ilhas se estendem por uma superfície oceânica cuja área é calculada em 8 milhões de quilômetros quadrados.
Polinésia
A Polinésia (termo de origem grega que significa “muitas ilhas”) abrange milhares de ilhas e arquipélagos situados no Pacífico Central, numa vasta área de forma aproximadamente triangular delimitada por Nova Zelândia, Ilhas Midway (Estados Unidos) e Ilha de Páscoa (Chile).
Na cultura aborígine, todos os seres da natureza são indispensáveis, pois partilham o mesmo mundo: os seres humanos, os animais, as plantas, o Sol e a chuva pertencem a uma só natureza. Na foto, aborígines em celebração pública na cidade de Sidnei, a mais populosa da Austrália (2018).
População da Oceania :
A colonização da Austrália e Nova Zelândia ocorreu tardiamente (se compararmos com a ocorrida na América), entre os séculos XVIII e XIX, e for protagonizada pelos ingleses. Juntamente com eles, imigrantes europeus de diferentes países chegaram nesses países, o que resultou na grande diversidade étnica e cultural que se desenvolveu historicamente.
A Oceania é o continente menos povoado do planeta, com densidade populacional de 5 hab./km². Menos de 1% da população mundial habita o continente e praticamente metade de seus aproximados 36,5 milhões de habitantes vive na costa sudeste da Austrália. Na região as principais aglomerações urbanas são Melbourne (4.347.955 habitantes), Sydney (4.757.083), Adelaide (1.203.873) e Brisbane (2.274.600). O restante do território australiano registra densidade demográfica inferior a 1hab./km². Nas grandes áreas de deserto, nas regiões norte e central do país vivem povos nativos da Oceania, os aborígenes, e trabalhadores ligados à pecuária.
Somando-se a população da Austrália às de Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, chega-se ao impressionante número de 33 milhões de habitantes, isto é, 92% de toda a população do continente. O restante da população, equivalente a 8%, distribui-se pelas inúmeras ilhas que do continente que formam a Melanésia, Micronésia e Polinésia.
A população urbana na Austrália é de 89% e, na Nova Zelândia, 86%. No caso de Papua-Nova Guiné, a população é majoritariamente rural, tendo um índice de urbanização de apenas 12%. Mesmo abrigando grande parte da população total do continente, esses países não são muito povoados. Papua-Nova Guiné tem uma densidade populacional de 11hab./km², enquanto Nova Zelândia tem 16.5hab./km² e Austrália, apenas 2,96hab./km². Os três países, portanto, possuem extensas áreas de vazios demográficos.
Veja este vídeo explicativo sobre
a população da Oceania
Economia da Oceania :
TURISMO
Apresentam forte industrialização e agropecuária altamente mecanizada. Os outros países apresentam economia com pouca expressividade, baseada na agricultura. O turismo é desenvolvido em praticamente todos os países.
O diversificado parque industrial australiano impulsiona a economia nacional, com destaque para os segmentos de: química, metalurgia, siderurgia, petroquímica, máquinas e equipamentos, etc. A mineração é outro setor importante para a captação de recursos financeiros. Essa atividade é desenvolvida por meio da extração de bauxita, ouro, ferro, chumbo e manganês.
Nova Zelândia, segunda nação mais rica do continente, possui elevado nível de industrialização (alimentício, transformadoras, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, etc.). Também abriga grandes reservas de petróleo, carvão e gás natural. Outro destaque da economia nacional são os rebanhos de ovinos, caprinos, bovinos e suínos, impulsionando a produção de lã, carne e laticínios.
O Canadá é um país desenvolvido, possui um dos maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) do mundo (0,961). Mesmo assim a economia do Canadá é bastante dependente da estadunidense. Trata-se de uma economia de serviços. A agricultura responde somente por 2% do PIB e ocupa penas 2% da população ativa. A indústria responde por 29% do PIB e acolhe 22% dos trabalhadores. Os serviços representam 69% do PIB e 76% da força laboral.
A maior parte das empresas e investimentos do Canadá, parte de grandes e vultosos investimentos dos Estados Unidos. Portanto o Canadá possui uma economia dependente.
O Canadá se beneficia amplamente de tratados de livre comércio, o NAFTA é um exemplo disto. Isto permite uma total integração entre as economias do Canadá e dos Estados Unidos. Os Estados Unidos são responsáveis por 80% das importações e exportações canadenses.
Agropecuária no Canadá
Tem um grande desenvolvimento no setor agropecuário e é um importante exportador de produtos alimentícios, principalmente de trigo.
Com a mecanização, o pais alcança altos níveis de produtividade.
População do Canadá
A população do Canadá está composta por uma porcentagem muito elevada de descendentes dos grupos que formaram aquele país, britânico e francês. O grupo britânico (45%), é descendente de escoceses, habitam principalmente Nova Escócia e Príncipe Eduardo, seu crescimento se deve, em parte, à assimilação de outros grupos.
O grupo francês (29%) está assentado em sua maioria na província de Quebec. 23% estão compostos por “neo-canadenses” de origem européia, os quais de origem alemã, instalados nas províncias de Alberta, Colúmbia Britânica e Ontário. Há também algumas minorias (asiáticos, negros, indianos e esquimós). A baixa densidade demográfica deste país é de aproximadamente 3 hab/km². A metade norte do país está praticamente desabitada.
Canadá é um país norte-americano que se estende desde os EUA, no sul, até o Círculo Polar Ártico, no norte. Entre suas grandes cidades estão a gigantesca Toronto; Vancouver, centro cinematográfico da costa oeste; Montreal e Québec City, que falam francês; e a capital, Ottawa. As vastas regiões de natureza selvagem do Canadá compreendem o Parque Nacional de Banff, repleto de lagos nas Montanhas Rochosas. Abriga também as Cataratas do Niágara, um famoso conjunto de enormes cachoeiras.
O Canadá fica na América do Norte, e consiste no segundo maior país do mundo em extensão territorial, ficando atrás apenas da Rússia. Possui um terreno acidentado e climas que variam do Temperado, mais ao sul, ao Ártico, ao norte. A população canadense é hoje de pouco mais de 37,7 milhões de habitantes, os quais se concentram nas porções meridionais do território. O país possui elevados indicadores sociais e econômicos, sendo atualmente uma das maiores economias do planeta.
É a região mais industrializada do país e a mais desenvolvida, pois nesta região agrega ( soma ) do PIB ( Produto Interno Produto ) quanto a atividade industrial.
PIB --> Expressa toda a riqueza gerada dentro das fronteiras de um país que indica o valor total de todos os bens produzidos em um determinado periodo.
Embora a atividade industrial esteja no sudeste, ela não é bem distribuída homogêneamente. Ficam localizadas a maioria em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O processo industrial brasileiro transformou o espaço geográfico da Região Sudeste.
A atratividade maior para os grandes centros urbanos foi as industrias que incorporavam grandes massas de trabalhadores sobretudo nordestinos que migraram para a região para trabalharem.
Portanto a Região Sudeste é responsável por aproximadamente 54% do PIB brasileiro e o setor mais se destaca é o setor terciário da economia.
Setores da Economia
A atividade Agropecuária do Sudeste
É considerada moderna com elevada produtividade. Esse processo de modernização ocorreu mediante o uso crescente de máquinas e equipamentos agrícolas nas propriedades rurais, com expansão de crédito agrícola, das agroindústrias e cooperativas.
A atividade extrativista no Sudeste
No subsolo dessa região encontramos vários minerais que são explorados comercialmente, como ferro, urânio, níquel, chumbo, cobre, cromo, fósforo e zinco, e também pedras preciosas como o diamante.
Existe uma área delimitada de quadrilátero ferrífero no estado de Minas Gerais.