A população do Nordeste foi se formando com a miscigenação entre indígenas, negros africanos e brancos europeus. Tornando assim a heterogeneidade da população nordestina, principalmente em sua rica cultura.
A distribuição é irregular comparando com o interior como o sertão e meio norte.
A população nordestina é de 57.071.564 milhões de habitantes e conta com uma densidade demográfica de, aproximadamente 36,06 habitantes por quilômetro quadrado.
Grande parte da população do Nordeste encontra-se em grandes centros urbanos estabelecidos nas áreas litorâneas. E o nordeste apresenta um elevado índice de pobreza.
As unidades da Federação do Nordeste mais populosas são: Bahia, Pernambuco e Ceará, as quais respondem por 60% do total da população da região. E apresentam, respectivamente, a seguinte densidade demográfica: 24,8 hab./km2, 89,6 hab./km2 e 56,7 hab./km2.
O nordeste mantém como a segunda maior população do país, atrás apenas da registrada na Região Sudeste.
Desde a década de 1960, diversos acordos de integração foram realizados na América Latina. Merecem destaque o Mercado Comum Centro-Americano, de 1960; o Pacto Andino, de 1969; a Comunidade do Caribe, de 1973; e a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), de 1980, formada por 13 países-membros representando, em conjunto, 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes.
Em março de 1991, com o Tratado de Assunção, assinado por Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, criou-se o principal bloco econômico em atuação na região, o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
ORGANISMOS DE INTEGRAÇÃO
Os principais organismos de integração do território americano podem ser observados no mapa e nos textos a seguir:
Associação Latino-Americana de Integração (Aladi)
A Aladi foi criada em 1980 com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento econômico e social, por meio do estabelecimento de um mercado comum no continente latino-americano. Atualmente, os membros da Aladi são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Comunidade Andina
Anteriormente denominada Pacto Andino, a Comunidade Andina foi criada em 1969 e, atualmente, é constituída de quatro países-membros: Peru, Bolívia, Equador e Colômbia.
Organização dos Estados Americanos (OEA)
Fundada em 1948, a OEA é uma das instituições regionais mais antigas do mundo. Atualmente, é constituída de 35 Estados da América independentes e se tornou um importante fórum governamental político, jurídico e social, cujo objetivo é aprofundar a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento no continente.
Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba)
A Alba foi criada em 2004 a partir de um acordo firmado entre dois países, Cuba e Venezuela, para promover a integração e a união da América Latina. Atualmente, é constituída também por Bolívia, Nicarágua, Equador e pelas ilhas caribenhas Dominica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda.
Mercosul
Objetivos e controvérsias
O objetivo principal do Mercosul é estimular o aumento das trocas econômicas entre os países-membros, além de atuar em bloco no comércio com outros países e regiões. Pelo tamanho de suas economias e pelo volume de trocas comerciais que realizam entre si, Brasil e Argentina lideram o bloco. O comércio entre os países- -membros tem aumentado constantemente desde a criação do bloco, estimulado pela redução de tarifas alfandegárias. Hoje o Mercosul abrange as principais economias da América do Sul, constituindo o principal bloco econômico dessa porção do continente. Além da integração econômica (que envolve não apenas produtos, mas também matéria-prima e energia), busca-se maior integração política e cultural.
Mercosul sem fronteiras
• Seu território tem uma extensão de 14 869 775 km², no qual convivem diversos ecossistemas, tanto continentais quanto marítimos, que possuem uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo. • É a quinta economia do mundo. • Sua população ultrapassa 295 007 000 pessoas, com uma diversidade formidável de povos e culturas. • Tem recursos energéticos imensos, renováveis e não renováveis. • Possui uma das mais importantes reservas de água doce do planeta: o Aquífero Guarani.
Aliança do Pacífico e Unasul
Em 2012, foi criada a Aliança do Pacífico, bloco econômico nos moldes do Mercosul, formado por México, Colômbia, Peru e Chile. Tem como objetivos tornar-se um grande polo de atração de investimentos na América Latina e servir de elo para uma eventual integração com países asiáticos.
PROTAGONISMO BRASILEIRO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Vejam os mapas abaixo:
Vamos ver abaixo um vídeo
para compreender melhor o tema
Vídeo
sobre o tema
"A integração regional e
o papel do Brasil"
Assistam... Vídeo (Mercosul )
E agora !!!
Vamos
P R A T I C A R ! ?
Questões : Livro
Araribá ou pesquisar
Vamos que vamos
resolver as questões
abaixo...
1 - Quais importâncias de integração entre os países formando um bloco econômico ?
2 -Relacione os principais organismos de integração do território americano :
3 - Quando a Aladi foi criada e quais países integram ?
4 - Como é formada a Comunidade Andina ?
5 - O que é o Mercosul e quais os principais objetivos ?
6 - Resuma o que é Mercosul sem fronteiras :
7 - Analise na página 189 o infográfico : Aliança do Pacífico e Mercosul e relacione os países integrantes, o que prevê, sua população e seus PIB´S.