Carta dos autores
Prezado estudante de nossa querida Arapiraca,
A cultura é grande fonte de conhecimento e inspiração de um povo. Ela é capaz de explicar quem somos e mostrar o caminho que devemos seguir para crescermos sempre. Um povo sem cultura é um povo que não conhece a própria história, é como uma árvore sem raízes. Este livro é um trabalho de ressignificação de nossa gente, sendo contada por nós, arapiraquenses.
Arapiraca é um terra de diversidade – temos aqui a união de muitas tradições: quilombolas, indígenas, brancos, camponeses, sertanejos, que viram nessa terra um lugar propício ao desenvolvimento e fizeram daqui o seu lar. Através da pesquisa e da memória, buscamos criar uma obra de fácil leitura e compreensão para você, aluno, como forma de garantir que nossa identidade será sempre preservada.
Segundo Le Goff (1990), a memória acaba por estabelecer um vínculo entre as gerações humanas e o tempo histórico que as acompanha. Esse vínculo torna-se afetivo, colocando-nos como sujeitos da história, com direitos e deveres.
Esta obra representa uma estratégia para garantir o domínio do conhecimento histórico e geográfico sobre nosso município, por meio de você e de sua família. Não podemos silenciar diante da multiplicidade de nossos elementos culturais. Pelo contrário, temos que nos orgulhar daquilo que foi construído e daquilo que estamos, todos os dias, construindo: uma Arapiraca viva, forte e frondosa.
Desejamos que este material seja o primeiro passo para que cada um (a) de vocês possa construir novas e importantes formas de escrever, respeitar e preservar a História de Arapiraca. Boa leitura!
Autores,
Ana Karlla Messias
João Paulo Holanda
Lucicleide da Silva
Conheça também o CANAL do Prof. Roberto