Tema
A Região Sudeste se destaca por
concentrar grande parte da
população brasileira e da produção de riqueza no país, agregando o
maior parque industrial e as duas maiores
metrópoles nacionais.
Aspectos Naturais
da Região Sudeste
A Região Sudeste é composta por quatro estados e corresponde a 11% de todo o território nacional e tem uma extensão de 925 mil km2. Devido a devastação está região apresenta alguns fragmentos da mata atlântica ( Vegetação ).
Os planaltos é predominante e tem ainda uma boa rede hidrográfica.
No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos. O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.
A vegetação da região Sudeste varia de acordo com o clima, mas a maior parte da vegetação dessa região é formada pela Mata Atlântica, que se encontra bastante devastada por causa da urbanização e da expansão agrícola. No Estado de Minas Gerais, predomina a vegetação de Cerrado e de Caatinga.
O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas.
Destacam-se nessa região o pico da Bandeira com 2891 metros , a Pedra da Mina com 2798 m de altitude e o Pico das Agulhas Negras com 2790 metros.
A hidrovia Tietê-Paraná é uma das mais importantes hidrovias de nosso país, está localizada na Região Sudeste. Ela é formada pelo rio Tietê, que percorre o estado de São Paulo, e pelo Rio Paraná, que estabelece a divisa entre O Brasil e o Paraguai e ainda delimita os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.